2015 - Voltar ao passado nem sempre é retrocesso


Prezados condôminos, todos nós já estamos acostumados com retorno da moda, quando modelos usados em épocas passadas, aparecem como novidades quando sabemos que é uma grande mentira, porem os mais sinceros os tratam como Retrô.
 Alimentos que fazem mal à saúde, quando mais tarde passam à ser alimentos importantes à nossa saúde pois foram constatados em pesquisas recentes.
Ficaríamos eternamente citando vários exemplos, mas o que interessa realmente seria uma análise da atual situação do Condomínio Parete quando proponho um retorno, verificando que atitudes de anos passados foram em alguns casos resgatadas.
Ano 1997 – Drª. Delmira Gazola:
Formação da Comissão de Estacionamentos, composta por 10 Condôminos, eleitos em Assembléia Geral Extraordinária de 23 de Abril para criar projeto de utilização dos Estacionamentos. A referida Comissão não era submissa ao Síndico tendo decisões próprias, juntamente com os moradores e deveria ser renovada a cada ano em 50% de seus membros, eleitos em Assembléia.
Sabemos que a Comissão de Estacionamentos não foi mais renovada desde o ano de 2004, na Administração de Paulo Roberto Torquato Fernandes, bem como, não é mais uma comissão e sim um(a) funcionário(a) designado(a) pelo Síndico do momento.
 Projeto completo com Tomada de preços para informatização das portarias, com previsão de seguro para todos os veículos estacionados no interior do Condomínio, suprindo a deficiência de nossa Convenção Condominial Capitulo XII, Artigo 15 § 2º, que não prevê indenização por danos nos veículos estacionados no Parete. Salientamos ainda que o pagamento do seguro seria feito pelo Fundo de Estacionamentos, quando sabemos que atualmente o referido fundo faz parte das despesas comuns.
O Relatório elaborado pela Comissão de Estacionamentos, teve aprovação e elogios do Departamento Jurídico do Condomínio, porem quando apresentado em Assembléia Geral Extraordinária de 23 de Abril, surpreendentemente o Departamento Jurídico do Condomínio recomendou não aprovar a proposta.

Ano 1998 – Administração Alcides Ribeiro da Silva:
Contratação de funcionários terceirizados por troca dos funcionários próprios, sem consulta à Assembléia Geral. Foram pagas altas indenizações pelo motivo do tempo de serviço de alguns funcionários, (desde a fundação do Parete). O Sr. Henrique disse que o motivo de não levar o assunto da terceirização das portarias, foi porque sabia que a Assembléia não aprovaria, fato de conhecimento dele em todos os tempos no condomínio, exemplificando que tal solicitação havia sido negada na Administração do Roberto bloco 19 ap. 120. Será que  o Sr. Henrique morador desde fundação do Parete, bem como já ocupou as funções de Síndico Geral em 1988 e 1984, tinha razão?.

Ano 1999 - Administração Paulo Roberto de Souza Silveira:
Contratação de funcionários terceirizados com consulta à Assembléia Geral Extraordinária de 24 de Novembro de 1999  e licitação para escolha da nova empresa.
Importante relatar que o contrato com a empresa Tecnew­ Tecniport, estabelecia que seria retido mensalmente, um percentual de 10% do valor da fatura, com a finalidade de suprir eventuais passivos trabalhistas e deposito em conta poupança.
Observação: No ano de 2015, o Congresso Nacional em debate á PL 4330, estabelece em sua redação, a obrigatoriedade da retenção do percentual de 4% do valor da fatura pelo contratante com a finalidade de suprir eventuais passivos trabalhistas das empresas terceirizadas.
Na mesma Assembléia Geral Extraordinária de 24 de Novembro de 1999, 0 Sr. Nilton ap. 113 BI. 23 relata que a terceirização e mais cara e está provado e sempre quem paga a conta e o contratante.
Como podemos ver no Ano de 1999 a Administração de Paulo Roberto de Souza Silveira, já estava à frente do seu tempo, bem como posicionamento de nosso vizinho, Sr. Nilton ap. 113 BIS. 23.
Ano 2000 - Administração Paulo Roberto de Souza Silveira:
Projeto e construção das portarias exatamente como existentes nos dias de hoje, constituídas de portões com trancas elétricas e infraestrutura para informatização das portarias.
Projeto completo com Tomada de preços para informatização das portarias, sem previsão de seguro para todos os veículos estacionados no interior do Condomínio tendo em vista a posição do Departamento Jurídico do Condomínio em Assembléia Geral Extraordinária de 23 de Abril de 1997.
Novamente não foi aprovado
Os portões com trancas elétricas e infraestrutura para informatização das portarias, ficaram desde o ano de 2000, até Abril do ano de 2015, portanto 15 anos sem utilização.
Cabe ressaltar que em Abril de 2015, na Administração de Nelci Conrado dos Santos, as referidas trancas elétricas passaram à ser usadas, bem como no portão que dá acesso ao Supermercado.
A informatização das portarias e o pagamento do seguro para todos os veículos estacionados no interior do Condomínio, suprindo a deficiência de nossa Convenção Condominial Capitulo XII, Artigo 15 § 2º, que não prevê indenização por danos nos veículos estacionados no Parete e seria feito pelo Fundo de Estacionamentos, talvez quando tivermos a recuperação financeira para implantação
Como podemos ver no Ano de 2000 a Administração de Paulo Roberto de Souza Silveira, novamente já estava à frente do seu tempo, levando em conta que a situação financeira da época permitia a implantação dos projetos citados.
Fica a pergunta o motivo da não implantação dos projetos?
Resposta: a Administração de Paulo Roberto de Souza Silveira levou o assunto para aprovação de Assembléia Geral quando mão foi aprovado.
Na Assembléia Geral de 17 de Junho de 1999, o Sr. Henrique disse que o motivo de não levar o assunto da terceirização das portarias, foi porque sabia que a Assembléia não aprovaria, fato de conhecimento dele em todos os tempos no condomínio, exemplificando que tal solicitação já havia sido negada na Administração do Roberto bloco 19 ap. 120. Será que o Sr. Henrique morador desde fundação do Parete, bem como já ocupou as funções de Síndico Geral em 1988 e 1984 tinha razão?.
Como podemos constatar grupos oposicionistas do momento desaprovam propostas, mesmo interessantes ao condomínio, pelo simples fato político eleitoral, assim como é feito nas casas legislativas, municipais, estaduais e federal.    


A redação da ata deixa claro que, proposta de extrema importância para o conjunto de condôminos, apresentada pelo candidato de oposição,  Nelci Conrado dos Santos foi rejeitada pelo candidato da situação com aprovação da Assembléia Geral.
Importante frisar que a opinião do Sr. Henrique que o motivo de não levar o assunto da terceirização das portarias, foi porque sabia que a Assembléia não aprovaria, fato de conhecimento dele em todos os tempos no condomínio, neste caso não prevaleceu, pois quem desaprovou foi o grupo situacionista.
Na Assembléia Geral Ordinária de 21 de Novembro, portanto em menos de 30 dias, foi aprovada a proposta de redução em 10% da taxa condominial, pelo grupo agora situacionista ,Administração de Nelci Conrado dos Santos.
 Como podemos constatar grupos oposicionistas e/ou situacionistas do momento desaprovam propostas, mesmo interessantes ao condomínio, pelo simples fato político eleitoral, assim como é feito nas casas legislativas, municipais, estaduais e federal. 
Motivo prende-se ao fato do publico presente em assembléias, não ter os devidos esclarecimentos sobre os fatos ali apresentados e/ou interesses próprios e não coletivos.

Ano 2008 – Administração Nelci Conrado dos Santos:
Contratação de funcionários próprios por troca dos funcionários terceirizados, sem consulta à Assembléia Geral e sim através de um Informativo. No informativo ficou a promessa de proporcionar formação dos funcionários para qualificação dos mesmos, quando sabemos que não há uma padronização nos serviços e atitudes.

Tal decisão não foi embasado em estudo previamente apresentado aos condôminos.
Será que o motivo de não levar o assunto para decisão de assembléia foi baseada na opinião do Sr. Henrique na Assembléia Geral de 17 de Junho de 1999, quando disse que o motivo de não levar o assunto da terceirização das portarias, foi porque sabia que a Assembléia não aprovaria, claro que não.
Sempre que o Blog faz criticas, apresenta propostas. Neste sentido entendemos que o Parete  deva ser tratado como uma empresa, fazendo um plano de gestão, promovendo uma especie de "Plano Diretor", traçando metas e objetivos à serem alcançados sem perda de tempo e dinheiro, evitando situações como foi resumidamente analisado nesta publicação.
Na mesma ótica de voltar ao passado sem retrocesso, o condômino Paulo Portella, bl.50/101 no ano de 2001, apresentou as seguintes propostas: 
clic no link abaixo é seguro e leia.

Veja como os membros da Administração do condomínio eram, são e como deveriam ser eleitos(conforme nossa Convenção condominial)

Propostas de modernização do Parete

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Os documentos e fotos aqui publicados, são cópias fiéis, (Scaneados) dos informativos que aos longos dos anos circularam no Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis, e/ou foram enviados por condôminos. O Blog não faz pré-julgamentos, somente publica documentos verdadeiros.
Chamamos de ética o que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O que é feito quando ninguém está olhando, chamamos de caráter.
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